terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mãos Iniciais, Posição, Agressividade e dinâmica da mesa

Faço este artigo conjunto, porque acho que não faz sentido falar de mãos iniciais, sem falar da posição, da agressividade e da dinâmica da mesa. Isto porque não adianta dizer que AK é uma boa mão para se jogar, se a vamos jogar sem subir a aposta, em qualquer posição, ou se vamos pagar, havendo já um raise e um reraise antes de nós, e estamos fora de posição, ou se tentamos roubar Blinds Com J-10 contra jogadores que nunca desistem, ou NÃO tentamos roubar a jogadores que desistem muito.
Todas as mãos têm de ser encaixadas num contexto que implica, além do valor da mão em si, a posição e a agressividade com que se joga a mão e os jogadores contra quem se joga.
Assim, uma mão com KJ, pode ser boa para pagar, subir, fazer Re-raise, ou desistir.
Um pequeno exemplo:
Todos desistiram até nós e temos KJ antes do botão

Opção 1 – Pagar o valor do blind (Limp) – Opção Passiva.

A)-Não se mostrou força ao apenas pagar e arriscamos um Raise do botão . Se voltarmos a pagar este raise, continuamos a demonstrar fraqueza e vamos jogar fora de posição, e na maior parte das vezes vamos desistir na aposta de continuação do botão, ou acertar no flop e correr o perigo de o botão ter um Kicker melhor.

B)-Mesmo que o botão não suba, se algum dos blinds subirem , também ficamos expostos á aposta de continuação e vamos desistir uma grande parte das vezes no flop , se não acertarmos no flop ( o que vai acontecer 66% das vezes ) . Também pode acontecer que tenhamos Top pair no Flop e podemos perder muitas fichas se o adversário tiver um K ou J maior.

C) Ninguém sobe e os jogadores nos Blinds ficam em jogo, com um range de cartas do qual não temos informação nenhuma, o que nos pode causar problemas, mesmo que o flop nos seja favorável ( num flop K-6-10 , os blinds podem ter jogado a custo zero com 10-6 , ou K-6 ) .

Opção 2 – Subir a aposta (Raise) – Opção Agressiva .

A) Todos desistem e ganhamos a jogada logo ali. Isto vai acontecer uma boa percentagem das vezes, em mesas consideradas “normais”

B) O botão paga. Aqui vamos jogar a mão fora de posição, mas dado que só pagou, terá uma mão especulativa (um Ás fraco, par pequeno de mão, K ou J mais fracos, conectors ( suited ou não) , e onde a aposta de continuação ganhará o pote, (se falharmos ) , numa grande percentagem das vezes.

C) Um dos blinds paga … situação igual ao botão , tirando o facto que temos posição, e se a aposta de continuação não resultar , podemos fazer check-check no turn e ver o river sem grandes perdas.

D) O botão ou os Blinds fazem Re-raise. Pode-se tratar de um Re-Steal , ou Re-Roubo ( que falaremos depois ), com cartas piores que as nossas , ou um Ás fraco, mas temos de desistir com o nosso KJ ( temos a hipótese 4BET, que falaremos tambem depois).
Teríamos de ter um grande flop, para poder pagar a quase certa grande aposta de continuação que se segue.

A longo prazo, nesta jogada, a vantagem estará sempre em jogar agressivamente em posição, e nunca a pagar.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário