quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ARMAS do jogo - a 3BET Light

Jogadas mais de 30.000 mãos, resolvi analisar as falhas no meu jogo, comparando os valores de certos dados estatísticos, com alguns valores considerados optimos, e por comparação com jogadores bem sucedidos no nível em que jogo. Resolvi dar particular atenção á minha % de 3BET que antes deste projecto , era de 2,4 %  tendo passado agora para 4 % .
A 3BET é um Re-Raise, ou uma terceira aposta, e recentemente apareceu o conceito da 3BET “light”. E o que quer dizer o “light”?
Enquanto o 3BET será um conceito conhecido e usado pela maioria de nós Perus, que fazem raise a uma aposta com AA KK QQ e/ou AK, o 3BET light já implica fazer um re-raise com uma amplitude maior de mãos, como Suited connectors , pares de mão AJ, KQ, QJ, embora a mão em si, não seja importante, embora deva, claro ter algum valor potencial, Isto porque o que conta é a acção que tomamos e o plano que traçamos para a mão.
Parece louco e perigoso, e deve ser tentada e dominada em níveis onde se sintam confortáveis, mas quando bem usada, é um movimento com enormes proveitos, que não deve ser subestimado e é usada tanto em cash games como em torneios.
Mais correntemente feita quando em posição em relação ao raiser original , pode ( e deve ) também ser usada nos Blinds.
Quantas vezes ficamos frustrados porque fazemos Re-raise com AA ou KK no Big blind e ninguém paga? Exactamente porque fizemos o 3Bet a “anunciar” a força da nossa mão e em mais de 70 % das vezes o apostador original desiste, e quando paga com o seu par de mão ou AK , também desiste na maior parte das vezes á aposta de continuação nossa, quando não faz trio ou Top pair.
Outra situação bem presente hoje em dia é o conceito do Roubo de Blinds e o alargar da amplitude de mãos com que se sobe em Late Position .
Sabendo que o cut-off ou o Botão fazem raise com mãos que vão de K-9, 10-9, QJ, J10, qualquer Ás, Etc , podemos assim Re-Roubar o Pot , antes do flop com a 3BET , ou no Flop com uma Cbet ( quase obrigatória ).
Também ajuda a definir se o Raiser tem realmente uma mão Premium, se fizer 4BET ( raise á nossa 3BET )
Se apenas usarmos o 3BET entre 2 a 3 % das vezes, e mostrarmos sempre as nossas grandes mãos no fim, estamos a dar vantagens aos adversários, que nos vão pagar muito menos 3BETS, mas se de vez em quando ganharmos uma mão com 7-9 , vão achar que somos maníacos , mas continuam sem saber como responder , e vão começar a pagar as nossas 3BET com algumas mãos marginais e a pagar a Cbet no flop quando têm Top pair , o que , por um lado nos faz ganhar mais quando temos realmente uma grande mão e por outro lado propensos a “armadilhas”.
Assim , não se deve exagerar na % de 3BET , que se for muito elevada , também se torna previsível e os bons jogadores vão explorar isso , fazendo 4BETs com mais mãos.
Deve-se evitar a manobra contra jogadores muito tight ( Só sobem com mãos realmente boas ) ou muito loose ( que vão sempre pagar ) , e raisers em posição inicial (que não deve estar a roubar )
O 3BEt também se pode (e deve) usar no Flop .
Se pagarmos um raise standard de 3 Big Blinds, antes do flop, vamos enfrentar um CBET no flop em grande parte das jogadas, Sabendo que 2 vezes em cada 3 o adversário não “acertou” no flop , e dependendo da textura do flop, podemos fazer um raise á CBET ,com cartas maiores que o flop , o par menor da mesa, ou hipótese de sequencia ou cor , ou sem nada , mostrando assim força , que levará á conquista do pot em grande parte das vezes.
Como disse é um movimento assustador , onde as coisas vão correr mal muitas vezes , mas onde se pode extrair lucro , pelo que aconselho praticarem a 3BET Light ( em níveis pequenos , para o treino não “fazer mossa” ) .

.

Sem comentários:

Enviar um comentário